domingo, 7 de março de 2010

Um texto para elas, um texto para nós!

Um pouco de história não faz mal a ninguém, então ai vai... Na transição do século XIX para o século XX, onde o contexto era a segunda revolução industrial, as mulheres começaram a fazer parte do corpo trabalhista, juntamente com os homens e as crianças; elas participavam das manifestações, mas quando se tratava da questão do aumento salarial elas não eram inclusas, pois seus salários eram visto apenas como complemento dos de seus maridos. Juntamente com os movimentos sindicais e políticos surgiam também outros que tinham como objetivo construir uma nova consciência, mostrando o papel e a importância da mulher como trabalhadora e cidadã. Clara Zetkin, integrante do Partido Comunista Alemão, juntamente com outras líderes do movimento comunista, lutavam pelos direitos das trabalhadoras. Em 1910 houve o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhagem, onde Clara Zetkin propôs a criação do Dia Internacional da Mulher, ainda sem data definida. Assim como eu já pensei um dia, aqui no Brasil e em alguns países da América Latina afirma-se que Clara propôs o dia 8 de março devido a morte de operárias nessa data em Nova Iorque, 1911, não foi esse o real motivo, ainda mais porque a data foi proposta um ano antes que ocorresse o incêndio. Durante o século XX, a data 8 de março foi sendo utilizada por inúmeras mulheres que se uniam em manifestações, e consequentemente para comemorar o Dia Internacional da Mulher e acabou consagrando-se como tal.
No mundo capitalista em que vivemos essa se tornou mais uma data que os lojistas adoram! “É o dia internacional da mulher, comprem flores, roupas e bombons para suas amigas, namoradas, mulheres e filhas!”. O que muitas pessoas esquecem é que essa é uma data que pode ser comemorada graças a grande luta, morte, humilhação e perseguição de inúmeras mulheres que se engajaram em suas reivindicações políticas, greves, passeatas e etc. Mulheres que lutaram pela igualdade social entre homens e mulheres, mostrando que ser o tal “sexo frágil” não é pretexto para subordinação e inferiorização da mulher!
Hoje em dia ainda sofremos alguns preconceitos, ainda temos que ouvir coisas do tipo “mulher não serve pra esse tipo de trabalho” ou então que uma mulher nunca vai superar um homem naquele tipo de serviço, infelizmente sempre existirão pessoas com cérebros correspondentes a uma noz! Já que adoram falar sobre a suposta superioridade masculina, ai vão alguns fatos...
  • Sim, nós mulheres temos 3 bilhões a menos de neurônios do que os homens, mas fazemos as mesmas coisas (muitas vezes até melhor), ou seja, nossos neurônios são mais eficientes!
  • Diferentemente dos homens, nós mulheres podemos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo e não nos confundirmos, já os homens...
  • Mulher de presidente é primeira dama, e marido de “presidenta”, é o que? A mesma coisa acontece com embaixadores... Mulher de embaixador é embaixatriz, e marido de embaixadora é o que?
  • Mulheres tem maior resistência muscular do que os homens!
  • Mulheres não ficam carecas...
  • Mulheres não sofrem de fimose...
  • Nós temos preferência em bares e baladas e nunca pagamos a conta inteira, no máximo rachamos!
  • Exercemos os tais “papéis masculinos” sem a preocupação que os homens tem de exercer um “papel feminino” e correr o risco de ser chamado de gay...
  • As coisas que fazemos são tão boas, tão reconhecidas, que os homens criaram uma categoria chamada “metrossexual” onde homens podem usar cremes em geral, pintar os cabelos e hidratá-los constantemente sem ter sua “masculinidade” afetada!


Depois de alguns fatos claros da superioridade feminina (calma gente eu não sou feminista!) deixo registrado aqui meu ORGULHO de ser mulher, de ser esse ser sensível que pensa com o coração e age com inteligência, que tem jogo de palavras e de cintura, que preza laços emocionais e relacionamento duradouros, que pode usar tanto o rosa quando o azul e assumir suas características, ou seja, pode exercer com classe e perfeição um trabalho extremamente delicado e também pode exercer funções mais pesadas, consideradas masculinas, e sem perder sua feminilidade, muitas vezes dando um toque feminino que muda tudo! Orgulho-me de meu charme e de minha segurança, me orgulho das conquistas das mulheres do século passado e me comprometo e continuar lutando sempre pela igualdade entre os sexos!
Deixo aqui registrado já os meus parabéns à todas as mulheres do mundo, àquelas que fazem papel de mãe e de pai, àquelas que sofrem com discriminações e continuam de cabeça erguida, àquelas que lutam para atingir uma posição, àquelas que não aceitam o machismo impregnado no mundo, àquelas que sabem de seu poder e o utilizam majestosamente!
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER! adiantado (:
Nunca se esqueçam de seus direitos e continuem lutando por eles... Os homens? Podem ter certeza que não vivem sem nós ;)
E por último... Fazemos tudo e um pouco mais do que um homem faz, e de salto alto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário