quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Vivendo

Amor é um assunto bem polêmico, a maioria das pessoas reclama de amores não correspondidos, a maioria dos que namoram não se contentam, traindo seus companheiros, depois feito isso, juntam-se àquela grande maioria anteriormente citada. Há aqueles que já sofreram e por isso decidem viver sozinhos, penalizando-se e também àqueles que talvez estejam dispostos a fazê-lo feliz, e também fruto do sofrimento há aqueles que resolvem ‘atirar para todos os lados’ e com isso contrair outras, às vezes muitas outras vítimas.

Um caso muito recorrente é aquele em que sofremos, choramos, lutamos, nos humilhamos, fazemos de tudo pela pessoa amada, que não dá valor algum a tudo o que fazemos e, talvez sem perceber, somos essa tal pessoa “sem coração” para outro alguém que nos ama e faz de tudo por nós, para qual damos como resposta a indiferença.

Ser humano, ser pensante... Mais burro do que pensante, diria! É de entendimento geral que não é possível ser feliz sozinho! Precisamos de pessoas ao nosso redor, amigos e inimigos também, ou você acredita mesmo que sua vida seria muito interessante se todos gostassem de você? Precisamos de alguém para confiar, mas não confie muito nas pessoas porque a maioria delas não se dá bem com excesso de confiança... Além disso, antes delas serem fiéis a você, são fiéis a elas mesmas e às suas idéias e ideais, que muitas vezes divergem dos seus e com isso pode acabar caindo, mas não adianta falar, cairá de qualquer maneira, assim como eu! Tombos são extremamente necessários, primeiro para aprendermos a nos levantar sozinhos, e também para quando não conseguirmos, descobrir quem estará ali para nos dar a mão! Mais do que tudo isso precisamos amar alguém e sermos amados por tal.

Por ser de entendimento e consentimento praticamente geral dessa necessidade de companhia e de amor, porque diariamente traímos uns aos outros? Porque contamos segredos, sendo que esses deveriam permanecer entre o confidente e o ouvinte? Porque dizemos que amamos e que nos importamos para pessoas que não o sentimos de fato? Porque queremos prender pessoas para as quais não daremos o que merecem? Porque maltratamos aqueles que só nos fazem bem? Simples, porque somos egoístas. E sabe qual o pior no fim de tudo isso? Pensamos que estamos a trair os outros, quando na realidade quem mais estamos traindo é a nós mesmos, nós que acabaremos sozinhos!

Foi-se o tempo em que um “eu te amo” era realmente sincero, onde os relacionamentos não se iniciavam já pensando no término e as amizades eram baseadas no companheirismo e confiança...

Existe um velho ditado que deveria ser levado mais a sério nos dias de hoje, “não faça aos outros aquilo que não deseja que façam a você”! Será que é tão difícil olhar ao seu redor ao invés de olhar apenas para o seu umbigo? Sim, eu sei que é delicioso ouvir elogios, ouvir o quão importante você é, que ninguém tem os olhos como o seu e que seu cheiro não sai da cabeça dela/dele... Mas, se tudo isso não for recíproco, pelo menos seja sincero ao ponto de deixar isso bem claro! Sabes que ela/ele sente amor por você, mas você só sente tesão, comunique-a/o, ou se não estarás preste a decepcionar alguém! Talvez você perca os elogios, talvez essa pessoa até suma um pouco da sua vida, mas sabe o que você ganha? Sua dignidade! Na vida nada vale mais do que ser digno... Sabe qual o maior sentido da palavra DIGNIDADE? Respeito! Respeita ao próximo que ele irá te respeitar também.

Nessa vida o que vale é ser feliz sem prejudicar a felicidade do outro, sua liberdade acaba onde começa a do próximo! Viva, viva intensamente todos os segundos de sua vida! Você nasce sem saber e morre sem pedir, tem como obrigação aproveitar o intervalo sem impedir os outros de aproveitarem também, seja feliz sem que isso seja apoiado no sofrimento de outro alguém! Não julgarei quem fez outro sofrer, apenas o farei com quem o fizer de propósito, todos temos o direito de sermos felizes e não existe a obrigação de fazermos alguém feliz, apenas o dever de não iludirmos ninguém!

Um comentário:

  1. Lindas palavras de sentimento profundo, palavras que todos devíamos ter como princípio a honestidade para com o próximo seja ele um amor, um amigo ou simplismente mais um de passagem na tua vida. O sentimento de confiança e amor ao próximo vem perdendo forças ao longo dos tempos para coisas banais como relações passageiras, a dignidade foi deixada de lado, aflorando a cada dia a falta de respeito e compreenção para com o próximo, deixando os princípios de nossa educação de lado. A essência do amor esta adormecida dentro de nossos corações, dando lugar a apenas pequenos momentos.

    ResponderExcluir